Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Para enfrentar este frio...





CALORZINHO BOM

Objeto de desejo no inverno, lareira é um investimento cada vez mais possível, mesmo em apartamento. Veja seis projetos com modelos a lenha, a gás, com fluido e elétrico, e confira as vantagens e as desvantagens de cada um


 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)
 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)




Fogo Instantâneo
A lareira à base de fluido foi o modelo, da Ecofireplaces, escolhido pelo arquiteto Luciano Dalla Marta para este apartamento em São Paulo. Com um metro de largura, ela está embutida na parte de mármore Armani Gris, da Stone Mármores, do móvel do hometheater. A estante, executada pela Taniguchi Marcenaria, tem acabamento de pau ferro com alto brilho. Tapete da Botteh Tapetes. Mesa de centro do Atelier Fernando Jaeger. Objetos da Teo.Vantagem: De fácil instalação, não depende de ponto de gás nem de duto de ventilação. Para acender o fogo, basta um fósforo ou uma faísca de isqueiro. Desvantagem: O fluido dura no máximo duas horas e, se precisar reabastecer, é necessário antes resfriá-la.
 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)
Duplo Defeito
Ao mesmo tempo em que aquece o living, esta lareira proporciona visual acolhedor na área externa desta casa em Indianópolis, São Paulo, pelo fechamento com vidro no fundo. No projeto da arquiteta Kika Camasmie, o assoalho de madeira de demolição, da Hydrotech, sobe pela parede dando uniformidade à sala de estar com lareira a lenha, da Construflama. Em torno da boca de 80x 80 cm, a moldura é de aço corten. O nicho para a lenha tem revestimento de tijolos refratários. Poltrona com tecido deAdriana Barra para a Micasa. Vantagem: A lenha, de área de reflorestamento, dá cheiro e sensação mais gostosa ao ambienteDesvantagem: Cuidado para a brasa não encostar no vidro e trincá-lo.
 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)
Mesa Aquecida
Para tornar acolhedor este living, a designer de interiores Deborah Roigprojetou a mesa de centro de granito marrom com lareira a gás em nicho refratário, que tem 1,20 m de comprimento. Ela possui controle remoto e aquece espaços de até 150m², atendendo esta sala, com painel de madeira de demolição e parede forrada de couro. Bandejada Atelier Fernando Jaeger. Sofá da Regatta Casa. Almofadas da Empório Beraldine Trousseau.Vantagem: Pode ser colocada em qualquer lugar; tem praticidade no acendimento e chama regulável. Desvantagem:Precisa de canalização de gás até o local e, com o tempo, há risco de ocorrer vazamentos.
 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)
Em Tons de Cinza
A estante de madeira e a lareira a gás, com queimador cerâmico infravermelho, 1,80x 0,30m, da Casadas Lareiras, já existiam na sala. “Procurei dar unidade ao conjunto. Criei a caixa revestida de canjiquinha de pedras Miracema e pintei com tinta esmalte cinza a estante”, diz a designer de interiores Magda Marconi. No fundo da lareira, ela colou espelho em tom de chumbo que reflete o fogo, rodeado de pedras vulcânicas. Mesa de centro, da Arca de Noé Móveis Rústicos. Sofá da Plenitude Design. Vantagem:Não precisa de revestimento refratário. Desvantagem: A chama do kit a gás esquenta apenas o espaço mais próximo dela e não todo o ambiente.
 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)
Mais do que Imagem
Sem condições de construir uma lareira de verdade em seu apartamento, a arquiteta Valéria Blay comprou um aquecedor elétrico, de 80x 60x20 cm, importado pela Sam’s Club. “Tirei os pés com rodízios e o embuti na caixa de gesso que mandei fazer no canto do living. Foi só ligar na tomada que já havia ali”, conta a arquiteta. O ar quente sai por cima e na frente tem vidro com tela que mostra a imagem da lenha com fogo em movimento. Manta da Trousseau. Poltrona e banco Barcelona. Anão da Kartell. Vaso do Estudio Manus. Vantagem: É mais segura do que o modelo à gás. Fica embutida e tem resistência protegida por vidro. Desvantagem: Não aquece espaços grandes, somente essa área de leitura da sala de estar.
 (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani)
Lenha à Mão
Na varanda do apartamento no Panamby, em São Paulo, a lareira tradicional já estava instalada com o duto coletivo. O projeto da designer de interiores Marília Veiga previu a criação dos nichos nas laterais para o armazenamento da lenha e também o revestimento com madeira de demolição, da Galpão Demolições. Como a área de 31 m² é fechada com painéis de vidro, no inverno vira uma segunda sala de estar. Poltrona Flexform, da Casual Móveis. Manta, da Entreposto. Almofadas, da Empório Beraldin e da Tamtum. Tapete da ByKamy. Vantagem:Não tem custo de instalação de elétrica, de cano para gás ou equipamento para usar fluido. Desvantagem: Precisa de anteparo com tela para evitar que fagulhas cheguem ao tapete e aos móveis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário