Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como fazer uma reforma quase sem sufoco - Dicas

Do orçamento à proteção da mobília, os serviços que ajudam antes, durante e depois das obras na casa ou no apartamento


“A partir daí, é o famoso ‘já que’. Ou seja, já que vamos quebrar a parede, troquemos todo o revestimento”, conta Valter Frigieri, diretor de mercado da associação. A boa notícia é que existem vários serviços para ajudar a diminuir o sufoco nessas ocasiões — de aplicativos para fazer o orçamento a equipes responsáveis por proteger os móveis da casa. As grandes redes de materiais de construção, que iniciaram uma guerra de preços, ajudam a engordar essa lista, com a oferta até de sistema drive-thru para a retirada de encomendas. Tudo isso contribui para que as pessoas não sintam mais (tantos) calafrios na hora de pôr a mão na massa.

Falaremos aqui de todas as etapas da obra... não deixe de onferir. Ainda serão dadas algumas dicas de sites para auxiliar no orçamento, na contratação de mão de obra e tudo o mais que for necessario...

Hoje, iniciamos então, com a fase pré-obra... vamos conferir?

Tudo o que você precisa para dar o primeiro passo em sua obra

O primeiro passo no trabalho deve ser dado bem antes da quebra das paredes. “Quem não faz um planejamento passa os meses da reforma como se estivesse numa casa mal-assombrada, esperando monstros surgirem de repente”, diz a arquiteta Claudia Ventura Ajzen. O recomendável é de sessenta a noventa dias para a elaboração de projeto, orçamento, cronograma e escolha de material. Para ajudar a montar o plano de voo, existem alguns bons aplicativos gratuitos. O Bim.bon tem ferramentas que auxiliam na pesquisa de preços de produtos e cria plantas em 3D, enquanto o Arquitecasa possibilita a simulação de gasto com mão de obra e com materiais para cada cômodo. “É fundamental determinar a sequência do que será feito, programando a época em que cada item será adquirido”, diz o arquiteto Gustavo Calazans. Os itens devem ser entregues o mais próximo possível da data de utilização, para evitar danos e o uso de espaços necessários a outras etapas da obra. Formar estoque não costuma valer a pena. Os revestimentos apresentam diferença de tom de um lote para outro e as tintas perdem a validade em poucos meses.

O portal Casa.com.br, da Editora Abril, exibe cotações mensais de preços de tintas, cimentos e pisos, entre outras coisas, além de divulgar o custo para construir em diversas regiões. Contratar um arquiteto encarece o valor do projeto de 15% a 20%, mas garante alguém para centralizar os pepinos. O aplicativo Guia da Casa, também do Casa.com.br, rastreia por GPS arquitetos, engenheiros, paisagistas, projetistas e outros profissionais que estejam mais perto do endereço do contratante. Algumas empresas são especializadas em proteger a mobília durante a quebradeira. Artigos mais frágeis, como louças, podem ser encaminhados a um guarda-móveis. No mercado paulistano, o aluguel mensal de um boxe de 4,5 metros quadrados varia de 355 a 440 reais. Armários embutidos e pisos devem ser preservados com filme plástico. A instalação sai por 10 reais o metro quadrado.


Um comentário:

  1. Oiiii!!!!!
    Legal suas dicas... é obra é sempre uma dor de cabeça, tem que planejar bem antes de começar...rs
    Beijinhos! ♥

    http://suellen-ll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir