Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

FESTA DE ARROMBA EM CASA - Inspiração

Quer fazer uma celebração inesquecível, mas está sem dinheiro para o salão e a assessoria? Casa e Jardim entrevistou alguns dos mais importantes cenógrafos, decoradores e produtores de eventos do Brasil, que deram dicas para fazer uma festa com visual de superprodução dentro da sua casa. Flores e velas são algumas das ideias, mas há muitas outras sacadas que você precisa saber antes de chamar seus convidados, seja à noite ou de dia, em ambientes internos ou externos. Confira as sugestões e receba com carinho, em ambientes decorados por você.
O time de profissionais de eventos que deu dicas para Casa e Jardim: Roberta Fasano, Karin Mancussi, Luís Fronterotta, Simone Pacífico, Milene Monolescu e Carol Montenegro (Foto: Divulgação)
É importante que a decoração da festa siga o estilo da casa. Um almoço na varanda de uma casa de campo, por exemplo, combina com acessórios mais rústicos, como flores simples e frutas. Casa do chef Arthur Sauer (Foto: Ricardo Côrrea/Casa e Comida)
Roberta Fasano (decoradora de eventos)
“Em qualquer evento, em qualquer outra locação, é muito importante que a decoração reflita a personalidade do anfitrião. Escolha só coisas que você goste, que combinem com você. Quando a festa é em casa, é importante também seguir o estilo do local. Precisa haver uma harmonia entre a arquitetura e os acessórios. Depois disso, é bom saber que alguns materiais dão, por si só, um ar festivo: o cristal, a prata, a renda, a porcelana fina. Tire do armário as louças que ficam guardadas no dia a dia, agora é o momento de usá-las. Quem não tiver, pode buscar no acervo da avó ou de uma tia. Podem surgir boas surpresas. Por último, não exagere. Procure manter o bom senso e a elegância.”
À esq., casa de avó é lugar perfeito para encontrar louças finas. O jogo de jantar de porcelana usado neste almoço para amigos foi presente de casamento da avó da dona de casa Paula de Luca. Quando Paula se casou, ganhou de presente os pratos antigos. À d (Foto: Rogério Voltan e Iara Venanzi /Casa e Comida)
A mesa de doces é característica de grandes festas. Prepare uma também na sua casa, como fez a artista plástica Myriam Durante neste chá da tarde para comemorar o Dia das Mães (Foto: Cacá Bratke/Casa e Jardim)
Karin Mancussi (decoradora de eventos)
“Foque em apenas um elemento e produza bastante. Se a decoração estiver espalhada, um pouquinho na mesa de centro, um pouquinho no lavabo, um pouquinho na varanda, não dá a sensação de um grande evento. Uma boa ideia é caprichar em uma mesa de doces, comum em casamentos e festas de 15 anos. Assim, o evento caseiro lembra algo maior. A decoração depende do estilo da casa. Mas não podem faltar flores, se for de dia, e velas, se for à noite.”

+
 Veja ideias para fazer um piquenique charmoso
Se a festa for de dia, encha a casa de flores. Elas podem estar até nas xícaras, como na produção de Camile Comandine. Já se for à noite, aposte em velas, como neste evento inspirado na Índia. Produção de Luana Prade (Foto: Cacá Bratke e Ricardo Côrrea/Casa e Comida)

Luís Fronterotta (cenógrafo)

“Decore a casa com mais flores do que no dia a dia. E prepare um clima mais aconchegante, com a luz de velas. Gosto muito de festas ao ar livre. Se tiver um jardim, faça uma iluminação especial. Fica lindo.”
Capriche na iluminação da festa. Luís Fronterotta sugere velas, como fez a dona de casa Paula de Luca em um almoço para amigos, e iluminação especial no jardim, como na produção de Luana Prade (Foto: Rogério Voltan e Cacá Bratke/Casa e Comida)
Flores cabem em todos os cantinhos em dias de festa, até na coleção de garrafas de vinho, como fez o diretor teatral Eduardo Martins (Foto: Lufe Gomes/Casa e Comida)
Simone Pacífico (cenógrafa)
“Não tente mudar a decoração da casa. Se você tirar todos os seus móveis e objetos, perderá o clima de festa em casa, fica parecendo um lugar qualquer. Apenas acrescente detalhes festivos, como arranjos.”
À esq., não mude demais a decoração da casa, para não descaracterizá-la. A artista plástica Isabelle Tuchband enfeitou seu lustre com flores artificiais e divindades hindus para um jantar com amigos.  À dir., aproveite o dia de festa para fazer arranjos d (Foto: Ricardo Côrrea e Rogério Voltan/Casa e Comida)
Convide e receba com carinho. Preparar lugares personalizados é uma prova da preocupação. Produção de Henrique Morais (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)
Milene Monolescu (cenógrafa)
“A melhor parte de trabalhar com grandes festas é ver o amor das pessoas. Entre familiares, amigos ou noivos. Por isso, meu estilo é muito romântico. Gosto de decorar com flores e castiçais com velas. Mas o mais importante é convidar e receber com carinho.”

+ 4 receitas de aperitivos para servir em festas

+ Veja ideias para caprichar na apresentação do chá

+
 Pipoca é muito bom e também pode ser uma comidinha charmosa. Aprenda
Castiçais e velas criam o clima de festa para o jantar na casa da decoradora Doris Sochaczewski (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)

Carol Montenegro (produtora de eventos)

“Antes de tudo, considere se sua casa tem espaço suficiente para receber o número de convidados. Se não, considere reduzir a lista ou procure um local apropriado. Isso resolvido, é importante pesquisar sem pressa, para conseguir os melhores preços e elementos que realmente agradem. Um grande evento precisa ser organizado com bastante antecedência. Encher a casa de flores dá a sensação de superprodução. Invista em comida de qualidade, isso é algo que realmente faz a diferença para os convidados.”
À esq., coloque flores em todos os cantos da casa, até na escada, como fez a blogueira Luciana Colesanti, no almoço de família. À dir., invista em comida de qualidade, pois seus convidados notarão. A produtora de festas Andréa Ortiz escolheu o bufê Ricard (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário